MULHERES NEGOCIAM MENOS - Women Don't Ask
O intrigante artigo Women Don’t Ask de Linda Babcock e Sara Laschever mostra que os homens, mais do que as mulheres, veem negociação como um evento rotineiro em suas vidas. Homens iniciam quatro vezes mais processos de negociação do que as mulheres.
As mulheres se preocupam muito com o impacto que demandas diretas podem trazer para o relacionamento com o outro e por isso tendem a demandar de forma indireta, aceitando condições iniciais aquém do que gostariam de obter e acreditando que com o tempo serão percebidas como merecedoras do que desejam.
Babcock observou que na Carnegie Mellon University para cada 8 homens apenas uma mulher negociava seu salário inicial e que em consequência disto os salários iniciais dos homens eram em média 7,6% maiores do que os das mulheres. Esta diferença inicial, ao longo de toda uma carreira profissional, poderia representar uma perda acumulada de mais de meio milhão de dólares para as mulheres.
Finalmente, o artigo mostra que, frequentemente, em processos seletivos, profissionais seniores por terem salários abaixo do mercado são preteridas sob a alegação de serem menos assertivas em suas demandas o que acaba reforçando o ciclo de desvalorização profissional da mulher.
Venha aprender mais
NEGOCIAÇÃO AVANÇADA
marcelo.fernandes@dn2negocios.com.br - (31) 99767-4391
Inscrições abertas - Vagas limitadas |